Atitute e ação: Mudarock
Atitute e ação: Mudarock
Atitute e ação: Mudarock
Atitute e ação: Mudarock
Atitute e ação: Mudarock
Atitute e ação: Mudarock

Atitute e ação: Mudarock

Tudo começou num evento da ONU no qual dividimos espaço num painel com um sonhador: Sérgio Szmoisz queria divulgar o Movimento Ecorockalismo, que reunia duas paixões de “jovens” de todas as idades: rock e sustentabilidade.

O MudaRock foi um projeto criado em 2011, no Ano Internacional das Florestas, com o objetivo de unir o universo musical ao da sustentabilidade. Com a premissa de que a música é uma das maiores transformadoras de atitude já criados na história, sabíamos que a intersecção daria muitos frutos, sementes e árvores. E era exatamente essa a proposta do projeto: plantar árvores – a meta era 1 milhão. Como? Com a mobilização da música. No primeiro ano, um grande homenageado foi escolhido, Erasmo Carlos. 10 artistas contemporâneos foram convidados a dar uma nova roupagem a 10 canções do Tremendão.

Estivemos à frente do projeto durante praticamente toda sua existência, de julho de 2011 até novembro de 2012, atuando com uma equipe dedicada ao cliente na criação da imagem digital, estratégias de engajamento com influenciadores, além de assumirmos 100% da coordenação editorial do projeto com produção de conteúdo nos blogs MudaMais e Ecomúsica, nos canais oficiais representados pela fanpage do Facebook e no Twitter.

Antes do lançamento, para vincular o público ao homenageado, criamos um aplicativo na fanpage do Facebook, gerando uma plataforma para interação, na qual o internauta poderia montar uma playlist com suas cinco músicas preferidas da carreira do Tremendão e pedir para que seus amigos “Curtissem e Compartilhassem” nas suas redes. A playlist que tiver o maior número de “curtir” ganha prêmios relacionados à carreira de Erasmo Carlos.

Unindo rock, sustentabilidade e cultura web 2.0, o trabalho com o MudaRock foi super bacana e do bem, homenageando um grande compositor, convidando artistas para uma releitura de suas músicas e criando uma corrente do bem com a doação que os artistas faziam da canção, que tinha download gratuito no site. Tivemos o prazer de acompanhar de perto o trabalho de pessoas engajadas em causas sustentáveis como Pitty, NX Zero, Criolo, Fresno, Emicida, Cachorro Grande, China (alguns deles apoiando desde o início) e conhecemos o universo imenso de seus fãs nas redes sociais.

Um dos exemplos foi a turma super ligada na banda Fresno, que fez um tuitaço divulgando a presença deles em programas de TV, nos quais falaram do projeto, e também para divulgar o download da música deles no site. Neste dia a hashtag #baixesentadoabeiradocaminho foi o terceiro assunto mais comentado no Twitter e passamos de 30 mil downloads no site.

As músicas eram gravadas junto com um videoclipe e disponibilizadas na web para download gratuito. Cada vez que alguém baixava, uma muda de árvore seria plantada.

Para isso acontecer, muita mobilização foi necessária.

Neste ponto entra nosso trabalho, gerindo o conteúdo na plataforma web, atualizando o blog e se articulando tanto com as comunidades relacionadas a sustentabilidade quanto às relacionadas ao rock e aos artistas envolvidos. Montamos uma equipe dedicada full time dedicada ao projeto, seja para redigir conteúdo específico à plataforma, seja para gerenciar e estimular o relacionamento em redes sociais, como Twitter, Facebook e Google+.  Fechamos o projeto com números muito bons para 1 ano: quase 20 mil seguidores no Twitter, 1.200.00 visitantes únicos no blog, mais de 12 milhões de visitantes únicos no site e, na fanpage, com cerca de 7 mil fãs, ainda temos interações.

O MudaRock foi nos nossos projetos mais queridos, foram meses gerando conteúdo para que um dia possam frutificar em conhecimento, cultura e valores relacionados a um mundo sustentável. Infelizmente, no início de 2012 o projeto se encerrou por falta de recursos financeiros, por conta da demora da aprovação junto a Ministério da Cultura através da Lei Rolante e a mudança de área de atuação do fundador do projeto.

P.S. Veja alguns dos clipes divulgados do canal de youtube do MudaRock.