Encontro StarBem com Pais Blogueiros: World Diabetes Tour

Encontro StarBem com Pais Blogueiros: World Diabetes Tour

Guilherme Nunes da Silva, diretor administrativo da Otagai Mídias Sociais, é também pai (de 3) e blogueiro. Ele fez a curadoria de um encontro especial na véspera do Dia dos Pais, reunindo um grupo muito animado que se aventurou no sábado, 9 de agosto, na sede da ADJ (Associação de Diabetes Brasil).

Famílias atendidas pela entidade e blogueiros de saúde conversaram com os atletas que representaram o Brasil no Desafio Diabetes Tipo 1 – uma Expedição realizada pelo World Diabetes Tour e Sanofi Diabetes. Recém-chegados da escalada, os atletas tiveram o intuito de estimular a discussão acerca dos cuidados com a saúde, principalmente de que com um diabetes bem controlado é possível superar grandes desafios e ter excelente qualidade de vida.

A plateia se envolveu animadamente com os relatos do atleta com Diabetes tipo 1, Alexei Angelo Caio, e do médico do grupo e atleta, Dr. Mauro Scharf, que inspirararam as crianças e adolescentes, seus pais e os blogueiros convidados.

Anteriormente, os atletas participantes da Expedição Machu Picchu já haviam vencido alguns dos picos mais desafiadores do mundo: as montanhas de Nepal, na Ásia, o Mont Blanc, nos Alpes franceses, a Cordilheira dos Andes, na América do Sul e, em 2013, o Kilimanjaro, na África. Este ano o desafio também foi intenso, 12 atletas com diabetes tipo 1 fizeram uma trilha intensa no Peru chamada Salkantay Pass em 4 dias, em que subiram a 4.600 metros de altitude para chegar as montanhas de Machu Picchu.

Alexei e Scharf compartilharam todas as fases do desafio, desde a preparação do organismo para a exigente carga física até as inúmeras dificuldades em superar um caminho estreito, sob chuva, frio e os perigos que as grandes altitudes oferecem à oxigenação do organismo, principalmente aos cuidados com o diabetes.

Segundo os atletas, as dificuldades metabólicas foram meros detalhes na caminhada de aproximadamente 70km, que teve como ponto alto a sinergia entre atletas e médicos, fundamental no controle dos índices glicêmicos e no suporte quando houveram casos de hipoglicemia.

A palestra foi uma oportunidade rica para as crianças e adolescentes, que puderam interagir e perguntar livremente suas dúvidas e curiosidades.

Antes da expedição, as crianças da ADJ haviam assinado uma camiseta para mostrar seu apoio ao time. Os atletas a levaram em sua mochila durante a Expedição e após 4 dias, ao chegar a Machu Picchu, os atletas tiraram muitas fotos com a bandeira. No dia do evento, levaram com eles a camiseta, que também foi assinada por todos os participantes do Desafio e entregaram a ADJ. A camiseta ficará em exposição para inspirar a superarem seus desafios de forma saudável.

“Por meio de cuidados com a saúde e do controle adequado, é possível ter ótima qualidade de vida e driblar o diabetes para alcançar seus sonhos.”

Para encerrar o encontro, as crianças fizeram desenhos com suas impressões da aventura e saíram felizes por compartilhar novos sonhos e a vontade de superar limites.

Sobre a Expedição Machu Picchu:

A aventura reuniu 12 atletas de 8 países, com diabetes tipo 1. O desafio de coragem e superação, rumou até a cidade pré-colombiana pela rota Salkantay, considerado o caminho mais difícil para chegar ao sítio arqueológico. A equipe, formada por diferentes nacionalidades – China, Índia, Jordânia, Brasil, Peru, Canadá, Espanha, França e Estados Unidos – reunida pelo World Diabetes Tour (WDT) e Sanofi Diabetes.

Sobre Sanofi Diabetes:

A Sanofi Diabetes é um pilar estratégico do Grupo Sanofi e busca oferecer um leque de soluções integradas de saúde (medicamentos inovadores, produtos de consumo, tecnologia e serviços de educação em saúde e apoio), especialmente desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes com diabetes.

About the Author

Leave a Reply